Charlatanismo II
Kimi Raikkonen não tem nenhum contrato assinado com a Williams para o ano que vem. Ao contrário do que publicou o jornal finlandês Ilta Sanomat. Ao contrário do que os sites copy/paste brasileiros publicaram ontem. Tive uma longa conversa com uma pessoa muito próxima ao piloto que esteve com ele no último final de semana no Rali da Espanha. As negociações continuam, mas um eventual acerto ainda está longe. Para preocupação dessa própria pessoa, que torce e muito para que o campeão mundial de 2007 volte à Fórmula 1. Uma outra fonte ligada à Williams me confirmou o mesmo quadro.
Por ter voado de Finnair para a Índia, tive até a chance de pegar nas mãos a edição do Ilta Sanomat com a notícia. A “volta do homem de gelo” não teve destaque nem na capa do jornal, na capa do caderno de esportes e nem foi abre de página. É apenas uma nota pequena, abrindo uma sessão de “curtinhas”, com um texto altamente especulativo em cima de um tweet especulativo do japonês Taki Inoue, cujo maior feito na vida, coitado, foi ter sido atropelado por um carro de serviço no GP da Hungria de 1995.
É inacreditável como uma papagaiada dessas se alastra como praga na Internet, especialmente na brasileira. Fazer um site de F-1 assim é fácil, basta acordar de manhã e entrar num desses sites ingleses que compila todas as linhas sobre a categoria que saem na Internet e começar o trabalho de tradução.
Jornalismo que se preza, com checagem de fatos e análise do que não é verdadeiro, não existe. Por não conhecerem como a F-1 funciona por dentro - um ambiente fechado e repleto de interesses -, não sabem quais as fontes confiáveis e reproduzem qualquer coisa sem discernimento. O resultado disso é que confundem seus leitores. Pior: enganam aqueles que acreditam estar lendo notícias de uma fonte confiável. É triste.
Aprendi algumas coisas diferentes na faculdade: que jornalismo é uma atividade de responsabilidade e o trato dado à informação é o mesmo que o médico dá ao paciente; que uma informação relevante precisa ser checada e rechecada antes de ser reproduzida; que eventuais erros precisam ser admitidos e sua origem entendida para que não sejam repetidos. Fico feliz de sempre colocar estas lições em prática. Vale a pena ficar atento a quem faz isso e a quem vai continuar apenas confundindo e enganando.


lframos@totalrace.com.br

outubro 26th, 2011 - 08:30
É um modismo atual da mídia brasileira; não somente aquela “especializada” em F1; pegar qualquer declaração que lhe interesse, de qualquer fonte e tratá-la como verdade absoluta.
Em relação a esse assunto do Kimi, li essa notícia em vários sites, mas não acreditei muito. Procurei confirmá-la nesse site, no seu blog e no blog do Livio (do Estadão), que me parecem os locais mais confiáveis quando o assunto é F1. Parabéns pelo trabalho e pelo fato de em tão pouco tempo de existência o site totalrace ter conseguido atingir esse grau de confiabilidade.
outubro 26th, 2011 - 10:48
Concordo contigo, Danilo. Se a impresa brasileira publica baboseiras homéricas em assuntos super sérios, o que a impede de falar asneira em relação a F1, que é “só” um esporte? Parabéns novamente ao Ico por não entrar nesse triste “moda”.
outubro 26th, 2011 - 20:05
Nao se esqueça do Felipe Motta, que também é super confiavel e afinal ele faz parte da super liga também! rs abraçao! Etel.
outubro 26th, 2011 - 08:47
quando eu li que quem soltou isso foi o Taki Inoue eu não consegui ver credibilidade na notícia, acho que é por causa do atropelamento dele…rs
mas concordo com você, soltam-se muitas especulações sem checar as fontes e acaba confundindo o pessoal.Como fanático pela Williams sei que Raikkonen é um sonho possível, mas distante por causa dos patrocínios. Se existir mesmo o tal banco do Catar que aceita patrocinar a Williams caso ela tenha um piloto de ponta, aí fico mais confiante, de resto continuo na torcida, a Williams só divulga seus pilotos para 2012 ao final da temporada. (isso quando não é antes da temporada começar…)
abs
outubro 26th, 2011 - 08:56
Ico bom dia, tarde ou noite,
Tirando a estupidez de alguns sites e jornalistas especialidados brasileiros em fazer copy paste e ma traducoes qual seria a sua opinao no cao de um retorno do Raikkonen .
Eu nao sei se de repente o Frank Williams, seus companheiros e regresso a uma equipe inglesa poderiam endieitar o filandes e revivir o Kimi que foi para a Mclaren nao o dissimulado que esteve na Ferrari .
Vc jah teve a oportunidade e perguntar algo ao Mika Hakkinen ?( curiosdade ).
Sou torcedor do Barrichello e tiro o meu chapeu para ele, nao entendo como alguem num esporte de alta performance consegue seguir trabalhando assim sabendo que meus chefes estao procurando alguem para me substituir, alias vc nao acha que o desempenho do Barrichello esta aquem do que ele pode comparado ao Partoh Maldonado que nao tem nenhuma pressao por correr jah que ele esta garantido desde que entrou na Williams pela grana Venezuelana ateh 2012 ?
Um abraco e obrigado por ter criado o TR e ser tao dedicado, boa sorte por ahi,
FP
outubro 26th, 2011 - 09:00
por isso nao liguei para a bobagem publicada nos outros sites. estrenho foi ver que alguns sao confiaveis que estao fazendo isso. por causa disso, o total racing passou a ser a referencia para noticias. o resto é resto. o blog do ico ja conhecia antes e nem precisa citar o carinho que nos sentimos por voce e seu trabalho, né ICO! continuem assim. agora. se é para dar umas boas gargalhadas eu dou uma olhadinha na (fraca) concorrencia. Grande abraço Ico!
outubro 26th, 2011 - 10:36
“É inacreditável como uma papagaiada dessas se alastra como praga na Internet, especialmente na brasileira. Fazer um site de F-1 assim é fácil, basta acordar de manhã e entrar num desses sites ingleses que compila todas as linhas sobre a categoria que saem na Internet e começar o trabalho de tradução.”
Sei claramente sobre quem você fala. Uma vez eu perguntei para os indivíduos se eles tinham algum tipo de parceria com o Autosport e me responderam “Não, por que a pergunta?”. Além de tudo são cínicos!!!
outubro 26th, 2011 - 11:34
Ico, é por essas e por outras que o seu blog é praticamente a única fonte confiável sobre F1 no Brasil. Só queria fazer um adendo aos “sites copy-paste”: a característica anti-Barrichello que todos eles carregam. Quando vi esta “notícia” no blog do Flávio Gomes, corri para o seu blog e – como eu já esperava – não vi nada relacionado. Na hora, já dava para saber que era 99% torcida do blogueiro e 1% realidade. Infelizmente, um outro blogueiro que é seu colega na rádio Bandeirantes ainda não aprendeu com você a separar torcida (contra o RB, no caso) de jornalismo. Parabéns.
outubro 26th, 2011 - 11:55
Flavio Gomes é 99% NÃO confiável.
Ele se GABA de ter PRODUZIDO notícia quando fazia cobertura da F1. Só procurar nos posts dele.
Além de Flavio Gomes existem outros que são piada.
outubro 26th, 2011 - 12:05
Flavio Gomes é um fanfarrão. A impressão é que ele, Victor Martins & cia, por não gostarem de Barrichello, ficam caçando notícias contra o brasileiro nos sites europeus. E aí, vale tudo.
Na época em que a Honda estava encerrando as atividades na F-1, colocaram uns 3 caras no lugar de Rubens…. E quem estava lá guiando o carro da Brawn no ano seguinte?
outubro 26th, 2011 - 15:27
Acho que é pior imputar-lhes uma “perseguição”, o que me faz pensar que certos comentaristas do blog são daqueles que ficam bajulando o Barrichello desde sempre e ficam sentidos por qualquer rumor que tire o seu lugar na F1.
Não se nega que o Grande Prêmio tenha errado grotescamente ao fazer a transcrição dessa “notícia” no jornal finlandês, mas ao menos mencionaram a fonte.
Por outro lado, no que se refere ao encerramento das atividades da Honda, ao que eu saiba ocorreu grande indefinição no que se refere a própria existência de alguma equipe que a viesse substituir, quanto mais de seus pilotos. Então, nesse caso, um erro parece-me bastante factível, sem nenhuma relação com parcialidade.
outubro 26th, 2011 - 17:55
É, realmente tá difícil acompanhar o povo do Flávio Gomes. Uma pena.
O negócio é confiar em quem se mostra confiável. Valeu pela esclarecida no assunto, Ico!
outubro 26th, 2011 - 11:35
Falou tudo Ico!
outubro 26th, 2011 - 11:51
Concordo com você Ico.
Justamente por falta de compromisso com a fidedignidade da notícia e por traduções distorcidas, fora do contexto, que praticamente leio apenas o Totalrace e o blog do Lito.
outubro 26th, 2011 - 12:00
Meu medo foi quando eu vi henge aí no jornal, pensei que ao invés de Kimi, Thomas Enge foi contratado! rsrsrsrs
outubro 26th, 2011 - 12:07
Para quem defende uma F-1 mais “verde”, o Tomas Enge seria o cara certo…. rsrsrsrs
outubro 26th, 2011 - 13:23
O site do Grande Premio esta se tornando mais um site de fofocas do mundo automobilistico do que site de noticias.
Uma pena o que esta se tornando… Era uma referencia.
Parabens Ico e todos pessoal do Total Race. Grandes profissionais!
outubro 27th, 2011 - 08:08
Bom Dia Celso,concordo com vc o warmup ta cada vez pior e Flavio tb !
outubro 26th, 2011 - 14:14
Caramba, Ico… Vc entende finlandês? =O
#mito
rs.
Sobre o jornalismo de rumores… Escrevi isso no inicio do ano e segue atual. =P http://coldeturini.wordpress.com/2011/02/16/cumprindo-metas/
Abraços.
outubro 26th, 2011 - 14:16
Caramba, Ico. Vc lê finlandês? =O #mito Sem mais.
(falando sério, escrevi sobre esse fenômeno no começo do ano e nada mudou… http://coldeturini.wordpress.com/2011/02/16/cumprindo-metas/ )
Abraço!
outubro 26th, 2011 - 14:42
E a julgar pela foto da terceira notinha, o jornal deve ser uma espécie de Noticas Populares finlandês.
outubro 27th, 2011 - 10:55
Só por que a atleta é negra o jornal é o noticias populares? A mairia dos grandes nomes do atletismo são negros
outubro 27th, 2011 - 14:43
Não, a foto ficou esquista, como se congelasse um momento esquisito de suas feições, como era no NP.
Nada com cor, raça… Larga a mão de politicamente correto rapaz…
outubro 26th, 2011 - 14:50
Ico,
mto bom o texto… mas já que tá esclarecida a história, me permito fazer uma pergunta: por acaso alguém sabe me dizer onde eu consigo ver o traçado do GP que vai acontecer em Nova Jersey, ou ele nem existe ainda, ouvi falar que ele lembra Montreal… alguém?
outubro 26th, 2011 - 17:41
Depede que jogo voce tem. o r-factor tem sim. ja brinquei nessa pista nova e achei super legal. melhor que a da coreia que é bem chata de brincar.
outubro 26th, 2011 - 16:38
Perfeito o texto! Credibilidade é a palavra chave. E isto sobra no Total Race com você, com o Motta, com a Julianne e os demais profissionais que integram a equipe. Felizmente, temos este ótimo site em português e o melhor: com jornalistas que cobrem a F1 “in loco”, trazendo notícias frescas e diretas da fonte, não se limitando a ficarem “no sofá de casa” traduzindo “press release” e reproduzindo especulações de veículos muitas vezes não tão confiáveis.
outubro 26th, 2011 - 19:35
Boa Ico, por isso so acesso agora o Totalrace. !! abs
outubro 26th, 2011 - 21:24
Confirmo. A maioria dos sites nacionais nada mas são do q copiadores/ladrões de noticia fabricada/nascida em outro lugar. E em muitos casos não dão crédito e nem respeitam o copyright. Vou dar um exemplo. No dia 11 ou 12 deste mês, Barrichello deu uma entrevista exclusiva a revista/site Autosport…
Gazeta Esportiva – não citou a fonte
Grande Prêmio – não citou a fonte
Tazio – não citou a fonte
Autoracing – não citou a fonte
Estadão – não citou a fonte
Lancenet – não citou a fonte
TotalRace – não noticiou
Terra – citou a fonte
UOL – citou a fonte
Globo – citou a fonte
Pit Pass – não noticiou
Crash Net – não noticiou
ESPNF1 – não noticiou
GPupdate – não noticiou
Motorsports – não noticiou
F1.com – não noticiou
Como se vê, grandes portais nacionais publicaram e citaram a fonte.
Os de fora, respeitaram o copyright e nem noticiaram. Aqui no Brasil
o Total Race tb respeitou o copyright e não noticiou, pois já tinha matéria
semelhante antes.
O restante acima foi pura tradução e na maioria mal feita e/ou incompleta !!!
Por isso minha fonte principal é aqui.
outubro 27th, 2011 - 06:42
Oi Ico. Tem algo que eu não entendo nessa história, e queria realmente entender. Você fala com convicção que outros portais/jornalistas não seguem os bons princípios éticos do jornalismo, checando informações e tudo isso. Mas se você fala/escreve isso com convicção, você deve ter checado a informação que escreve e isso inclui “os nomes dos bois”. Então porque você não escreve explicitamente os nomes dos maus jornalistas? Alguém aí em cima citou o site GP, algum colega seu da Bandeirantes, etc. Mas de você, eu nunca li/ouvi os nomes dos maus jornalistas. A única coisa que eu posso imaginar disso, e adoraria que você que contradissesse/explicasse, é que ou você não tem os nomes/ não tem absoluta certeza do que escreve, ou está “jogando pra galera”, com picuinhas. O nível de jornalismo que vejo no seu blog definitivamente não combina com nenhuma das opções anteriores. Você faz jornalismo de alto nível e os comportamentos descritos são de baixíssimo nível. Tem algo que eu não vi/entendi e você poderia esclarecer? Abraços!
outubro 27th, 2011 - 08:58
Nao citar nomes, neste caso, chama-se ETICA e respeito com colegas de profissao.
outubro 27th, 2011 - 09:46
Caro Cassiano, do artigo escrito eu só posso deduzir que muitos jornalistas no Brasil fazem mau jornalismo. Nada mais.
Mas quem, como e porque, eu não posso. Não os conheço, não sei seus métodos.
Como separar o joio do trigo? Pra mim, colocar no post assim é no mínimo dar uma informação incompleta. Mais que isso, é desrespeito com os que fazem bom jornalismo, mesmo estando no Brasil.
Tenho certeza que tem quem faça mau jornalismo indo à corridas ou jogos de futebol ou entrevistas coletivas de quem quer que seja. E o Ico provavelmente conhece figuras assim, por estar lá. Mas estar no local do evento não é o fator determinante. É importante, sem dúvida, por isso tanta gente confia no que sai neste blog aqui. Mas não é definitivo. Definitivo é seguir as regras do bom jornalismo que estão no último parágrafo deste post.
No entanto, o artigo deixe este ponto, de quem segue ou não a boa conduta jornalística, em aberto, e eu me vejo no direito de escolher quem é o alvo da crítica. E isso, pra mim, é, indiretamente, manchar a reputação dos bons e preservar a dos maus. Isso é ética e respeito? Não sei.
outubro 27th, 2011 - 11:45
Caro Emanuel, desculpe a minha ingenuidade mas qual eh o seu objetivo , se eh escolher o alvo da critica esta muito claro , sao sites e jornalistas principalmente brasileiros que fazem copy/ paste de artigos sem fazer qualquer tipo de investigacao e para vc checar isso eh muito simples.
O pior de tudo eh que alem do copy paste, muitos quase a sua grande maioria nao cita a fonte, jah que para os fofoqueiros e preguicosos a fonte eh segredo.
Se vc tem cuirodisade em conhecer quem escreve muitas vezes levianamente leia o site grandepremio, fabio seixas, flavio gomes, victor martins o terra e muitos outros blogs que fazem esse tipo de jornalismo, como te escrevi acima eh muito facil faca um comparativo entre o escrito la e o que se diz na autosport, f1live, James Allen entre outros…ainda acho que o seu obejtivo eh soh criar uma ´polemica sobre um assunto que eh muuuuito claro, ou seja, pela facilidadde da INternet o jornalismo investigativo e serio ficou para atras e ha uma linha de profissonais na midia tupiniquim que segue esse caminho nada mais e se vc quer que o Ico os cite vc esta tao ou mais preguicoso que os maus jornalistas.
outubro 27th, 2011 - 12:28
Caro Fernando, sinto muito se não fui claro no meu comentário acima. Longe de mim querer criar polêmica ou querer que o Ico cite alguém só porque eu pedi. Até porque gosto de vir aqui e detestaria me tornar persona non grata do blog. O que eu gostaria de ver esclarecido é o objetivo de citar a existência de maus jornalistas com convicção sem apontá-los diretamente.
Abraços.
Veja bem: há alguns nomes/sites/portais que parecem ser quase uma unanimidade entre os comentaristas deste post. Mas, eu, veja bem, é pessoal, não tenho a mesma certeza sua, por exemplo. E isso, simplesmente, porque eu não conheço pessoal ou profissionalmente nem um dos citados ou mesmo o Ico. Não sei dos métodos de trabalho ou do carácter de ninguém. E, óbvio, porque também não leio sobre automobilismo por profissão, e por isso não saio checando quem copiou/traduziu matéria de quem. Quando alguém com a credibilidade do Ico faz uma afirmação assim, sem no entanto colocar a informação integral, deve haver uma motivação justa e clara. E é sobre isso que eu perguntava. Mais uma vez pra ficar claro: o Ico faz o que bem entender no blog dele. É dele. Mas eu posso perguntar, pelo menos, os porquês de fazer isso e não aquilo.
E ele pode responder se quiser ou não.
outubro 27th, 2011 - 15:15
Emanuel, o Luiz, no post acima do seu, deu um um bom caminho para você e todos nós tentarmos mapear as fontes, fazer a distinção entre confiável e não confiável.
Não é a primeira vez que o Ico levanta esse assunto, quem escuta o credencial (eu recomendo) lembra de uma outro boato plantado pelo “The Sun” inglês (um dos tablóides mais exagerados de lá) que foi repetida aqui como notícia factual em um monte de site.
É realmente muito leviano e perigoso um jornalista (ou qualquer profissional) apontar nominalmente outro com acusação de falta de ética ou mau profissionalismo. Para isso existem os conselhos profissionais, os procedimentos de investigação, de direito à defesa, etc.
O Ico não pode apontar nominalmente. Quem está liberado para isso somos nós, o público. É o chamado controle social (bom, um tipo de controle social). E, mais do que isso, simplesmente deixar de ler alguns desses veículos e sempre que possível tentar esclarecer outros leitores sobre as atitudes erradas ou o mau profissionalismo de quem nos presta serviço. É o chamado boca-a-boca. A revista Veja, por exemplo, é um veículo em que não confio. Conheço pessoas que já foram entrevistadas ou foram objeto de reportagem dessa revista (na seção cultural, ufa…) e o que eles modificam a realidade não está no gibi.
a propósito, segue a transcrição (em aspas) do nosso colega de posts Luiz dando nome aos bois, que é o que você queria:
“(…) Vou dar um exemplo. No dia 11 ou 12 deste mês, Barrichello deu uma entrevista exclusiva a revista/site Autosport…
Gazeta Esportiva – não citou a fonte
Grande Prêmio – não citou a fonte
Tazio – não citou a fonte
Autoracing – não citou a fonte
Estadão – não citou a fonte
Lancenet – não citou a fonte
TotalRace – não noticiou
Terra – citou a fonte
UOL – citou a fonte
Globo – citou a fonte
Pit Pass – não noticiou
Crash Net – não noticiou
ESPNF1 – não noticiou
GPupdate – não noticiou
Motorsports – não noticiou
F1.com – não noticiou
Como se vê, grandes portais nacionais publicaram e citaram a fonte.
Os de fora, respeitaram o copyright e nem noticiaram. Aqui no Brasil
o Total Race tb respeitou o copyright e não noticiou, pois já tinha matéria
semelhante antes.”
outubro 27th, 2011 - 08:15
É por isso que o total race é o meu site preferido.Incrivel como todo mundo que dar uma noticia antes do outro,noticia entre aspas é uma competição de quem copia antes uma noticia que tb é uma copia….
outubro 27th, 2011 - 12:43
Ahhhh agora entendi Emanuel,
Bom o que te posso dizer eh que acompanho a F1 ha mais de 30 anos e qdo te citei alguns sites e personas envolvidas com a F1 te digo que jah cansei de ouvir e ler muitas besteiras, mas vc pode e tem que tomar suas propias conclusoes.
Bom meu objetivo aqui nao eh atirar pedra em nunguem mas infelizmente a qualidade de jornalismo veio decaindo em muitos sites e blogs e como vc mesmo expressouv c temo seu direito de perguntar e igual o ICO de responder ou publicar o que bem quiser como nossos fofoqueiros da F1.
Abracao e tomara que o GP da India seja legal.
outubro 27th, 2011 - 13:08
Oi Fernando. Que bom que me fiz entender. Estava preocupado. Eu acompanho F1 a muito menos tempo que você. E, de fato, me informo nos mais variados canais mas sem realmente me preocupar demais se a noticia é crível ou não. Afinal, pouco me importa, por exemplo, se o Kimi vai correr, ou se é a mãe dele ou se o Barrichelo vai pra Ferrari, Force India ou Stock Car. Eu curto a velocidade e o som das máquinas mais que tudo. E isso, jornalista nenhum vai poder modificar, diminuir, aumentar, esconder, especular…
Abraços.
outubro 27th, 2011 - 15:42
Desculpa a intromissão na sua conversa com o Fernando, Emanuel.
É que você é um torcedor que gosta da competição em si, e não de um ou outro piloto.
Mas gente igual a você (eu tento ser assim, mas acabo tendo sempre uma preferência ou uma rejeição por uns ou outros pilotos) é minoria.
E na minha opinião, quando um meio de comunicação respeitado e com um número alto de leitores começa a divulgar “notícias” ou “reportagens” que não condizem com os fatos, o estrago é sempre grande. Mesmo num universo pouco relevante como o de uma modalidade esportiva, cada notícia falsa ou mal verificada vai impactar numa dificuldade deste ou daquele piloto (ou atleta) ou equipe para trazer mais patrocínios pra si, vai impactar numa decisão errada de um investidor do esporte, vai impactar na decisão de uma rede de comunicação deixar ou não de acompanhar “in loco” o evento esportivo, e por aí vai.
Porque essas notícias acabam impactando na informação oferecida à grande massa, a famigerada “opinião pública”. E no final das contas, essas grandes decisões do parágrafo acima são balizadas pela “opinião pública”, e não pelos 20 ou 30 de nós que estamos discutindo isso aqui, por exemplo. os aficcionados são muito pouco, não fazemos diferença.
Quem é mais velho lembra: a opinião pública sempre detonou a equipe Copersucar/Fittipaldi. Nisso os patrocinadores foram sumindo, e a equipe acabou por encerrar as atividades. Tenho certeza que os aficcionados da época sabiam do potencial que ela tinha. Mas os patrocinadores não ouvem os aficcionados, ouvem a opinião pública.
outubro 27th, 2011 - 17:51
Caro Emanuel e amigos,
por favor, não entendam esse desabafo como algo contra algum veículo específico. O que me incomoda, e o que quis dividir aqui, é algo que vai além de uma questão pontual: é realmente com os rumos que o jornalismo está tomando como um todo e como, na mentalidade de muitos veículos, a Internet ou as redes socias se tornaram uma espécie de terra de ninguém, onde tudo se copia e nada se apura. Isto é um perigo para a raiz dessa atividade e algo que pode render laudas e laudas de conversa ou engradados e engradados de cerveja num papo de bar.
Enfim, a análise do Pedro logo aqui acima vai muito de encontro com coisas que eu penso e que espero aprofundar no blog quando for o caso. Mas acima de tudo, fico feliz que estamos falando de uma questão sobre a cobertura jornalística de algo menor que é uma modalidade esportiva, apenas. O dia em que abrirmos um site de grande penetração nacional para ler algo do tipo “o(a) presidente da república anunciará hoje sua renúncia, diz a Gazeta de Piraporinha”, é porque estamos definitivamente perdidos (e, por favor, este é um exemplo que usei do ponto de vista jornalístico, por favor não entrem no mérito da questão política porque esta não é a discussão).
Abs!
outubro 27th, 2011 - 18:13
Torcer para o ex segundo da equipe rossa deve ser como torcer para os simpaticos times.tais como Portuguesa Santista,jabaquara,Olaria,etc…
Podem em algum momento endurecer o jogo contra algum time grande .más no final do campeonato todos sabem em que posição da tabela estará.
Fazer oque,há gosto para tudo,não é mesmo????
Quem sabe o limite de Buááááriquello tenha sido mesmo ser segundo de Shumi e Button,nós é que avidos por um novo idolo tenhamos acreditado que ele poderia ser um novo idolo do esporte a motor do pais.Eu tambem cri,até ver que ele assumidamente tinha se transformado em capacho do Dick Alemão,(na forma internacional e escamoteado no seu pais de origem,para alegria geral da Pachecada).Tomara que a era do eterno campeão do proxímo ano tenha acabado,pois se na melhor fase da sua longa carreira ele nada fez não será agora que irá faser,pois a unica coisa que tem se mostrado muito habi lé em estragar a carreira de jovens e promiossores pilotos,alem de ficar “amolando´´seus petits compatrotas passando-lhes o virus da capachisse.
outubro 29th, 2011 - 18:54
Luiz Alberto, é muito legal entrar em um blog / site especializado em formula 1 e ler um comentario tao bem escrito e argumentado como o seu. Nivel diferenciado. Lembra muito os comentarios que os seguidores do Flavio Gomes fazem naquele blog mequetrefe.
Ico, sugiro uns filtros no blog. Seu blog é muito bom. Por favor, nao deixe que o contaminem.
outubro 27th, 2011 - 19:54
Olá, Ico!
Obrigado por trazer a informação correta para os leitores.
Resumindo: não há notícia.
Permita-me discordar parcialmente do terceiro parágrafo. Alguns veículos, mesmo sabendo que a credibilidade da fonte é nula (e neste caso fica mais fácil ludibriar o leitor pelo fato de a notinha ter saído em um jornal finlandês…), divulgam informações pra lá de duvidosas para simplesmente ter mais audiência.
Infelizmente a prática é corrente também em assuntos mais importantes. Basta folhear as revistas semanais.
Depois que um site brasileiro “ctrl+c ctrl+v” fez uma reconstituição quadro a quadro em relação ao triste acidente em Las Vegas parecer o programa da Sônia Abrão, não duvido de mais nada.
E concordo com a opinião do Pedro. Com a ajuda da brilhante cobertura sobre automobilismo feita aqui, qual empresa vai querer colocar sua logomarca no carro/capacete/macacão de um piloto local? Não adianta demonizar a Globo (que também faz das suas), sendo que alguns que se jactam abordar o automobilismo de maneira ética fazem cagadas ainda piores.