Informações sobre impostos veiculares atrasado

Acompanhe as informações a seguir e saiba se IPVA atrasado tem multa, e como pagar. Cuidado para não atrasar o pagamento do IPVA Al 2020, pois além dos juros, você poderá ser multado, perder a Carteira de Habilitação e ainda ter o veículo apreendido. Para saber mais sobre multa de IPVA atrasado, e como pagar, leia a seguir.

Todo o proprietário de veículo precisa pagar o IPVA – Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Este imposto é de competência dos estados e cada um destes estados é que definirá, ano a ano, o índice de reajuste para o imposto, sendo assim, o valor do IPVA de um estado dificilmente será igual ao valor do IPVA de outro estado.

O IPVA foi criado para substituir a TRU – Taxa Rodoviária Única – sendo que o IPVA começou a ser cobrado primeiramente em São Paulo e depois no Rio de Janeiro sendo que em 1º de janeiro de 1986 a TRU foi extinta definitivamente em todo o país, dando lugar ao IPVA 2020 Sergipe que foi fixado então através de emenda constitucional.

A alíquota cobrada por cada estado varia de 1% a 6% e o valor varia também de acordo com o valor do veículo, ou seja, veículos mais novos têm IPVA mais caro, ao passo que os veículos mais antigos contarão com IPVA mais barato.

Metade do que é arrecadado com o IPVA é destinado ao próprio município onde o veículo encontra-se licenciado. O IPVA é um imposto cobrado anualmente e o prazo de pagamento também varia de estado para estado. O pagamento pode ser à vista ou parcelado em até 3 vezes, sendo que o proprietário do veículo que optar pelo pagamento à vista contará com um desconto que varia de estado para estado.

É importante também que você mantenha a sua própria segurança, dos passageiros e dos pedestres, em caso de acidentes de trânsito, você deve estar com o pagamento do Seguro Obrigatório PB  em dia, para que assim, possa cobrir as despesas médicas das vítimas.

Quem optar por pagar o IPVA à vista ou então parcelado, deve ficar atento ao prazo máximo para o pagamento. Cada estado estipula sua própria tabela com as datas do vencimento e é preciso ficar atento para não acontecer de não pagar até a data limite, porque se você não pagar até a data do vencimento, ou seja, se pagar o IPVA atrasado, vai ter problemas.

E muitos são os cidadãos que pagam o IPVA atrasado, seja por esquecimento ou falta de planejamento financeiro e quando chega no dia de pagar, não tem o valor total e assim precisa aguardar alguns dias para conseguir o restante do valor, mas aí já vai ser tarde demais, porque o pagamento do IPVA já será feito com atraso.

O problema maior para quem não pagar o IPVA em dia é que pagando com atraso terá que arcar com o pagamento de multa diária, ou seja, se você já reclama do valor do IPVA, vai reclamar muito mais se pagar com atraso!

E cada estado estipula normas que serão seguidas para o caso daqueles que pagarem com atraso ou não pagarem o IPVA, por exemplo, no Distrito Federal, quem não estiver com o IPVA em dia vai para a lista das pessoas com dívida ativa e neste caso não poderão assumir cargos públicos e nem obter créditos na Nota Legal, entre outras penalidades. Vale lembrar que se o veículo for parado em uma blitz, o carro será apreendido.

O CBT – Código Brasileiro de Trânsito – diz que todo condutor de veículo que for parado em uma blitz e não estiver com todos os documentos devidamente em dia, serão penalizados. Neste caso, além dos juros cobrados no IPVA atrasado, a pessoa ganhará pontos em sua Carteira de Habilitação e mais uma multa, além de ter o veículo apreendido.

Para pagar o IPVA dirija-se a uma agência bancária ou casa lotérica com o boleto bancário e se não tiver o boleto do IPVA basta acessar o site do DETRAN do seu estado onde poderá imprimir sem custo, um novo boleto para pagamento.

Caso você esteja com o IPVA dos anos anteriores em atraso, compareça à Secretaria da Fazenda de seu estado para que possa negociar a dívida e voltar a ter o documento do veículo em dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *